O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Santarém realizou no período entre 4 e 5 de fevereiro o Intercâmbio de Juventudes Rurais na comunidade Serra Grande do Ituqui, em Santarém, com apoio do Projeto Vozes do Tapajós. O evento reuniu vinte jovens de diversas regiões abrangidas pelo sindicato, proporcionando troca de experiências e aprendizado.
Durante o intercâmbio, os jovens visitaram a propriedade de João Aguiar, conhecida como “Sítio Salada”, que se destaca por sua agrofloresta diversificada e pelas práticas de agricultura familiar. Segundo Edilson, do STTR, “Toda a família de João Aguiar está envolvida no cultivo da terra, servindo de inspiração para os visitantes”.
O objetivo do encontro foi proporcionar aos jovens a oportunidade de conhecer outras realidades e se inspirarem a fortalecer ainda mais a agricultura familiar em seus territórios. Edilson destacou que “a troca de experiências proporcionou uma visão ampla das boas práticas agrícolas e da resistência histórica no campo”.
Os participantes do intercâmbio são jovens das comunidades Lago Grande Murui e Pere Salvação (PAE Lago Grande), RESEX Tapajós-Arapiuns (Pau da Letra, Rosário e Serraria) e São Pedro Arapiuns.
Durante o evento, foram compartilhadas histórias de luta e resistência, além de demonstrações de boas práticas agrícolas, abrangendo uma diversidade da cadeia extrativista, Sistemas Agroflorestais (SAFs) e a produção consorciada da agricultura familiar. As palestras e convivência em SAFs promoveram o trabalho coletivo e familiar, enquanto os jovens tiveram a oportunidade de discutir os desafios para a implementação de hortas em seus quintais e o reflorestamento.
Um ponto importante destacado foi a importância de os jovens se associarem ao sindicato e construírem narrativas afirmativas nos meios de comunicação do STTR. Como próximos passos, Edilson mencionou a ampliação do grupo de WhatsApp para formação e comunicação contínua, além da formação sobre o que é a COP.
Edilson afirmou que “o intercâmbio foi uma oportunidade única para que os jovens do STTR de Santarém conhecessem, na prática, as riquezas e desafios da agricultura familiar na região, fortalecendo laços e promovendo o desenvolvimento sustentável em suas comunidades”.
