Primeira Jornada de Comunicação fortalece iniciativas de organizações do Tapajós no combate às mudanças climáticas

Workshop realizado em junho em Santarém, reuniu comunicadores do CITA, Sapopema, CITUPI, STTR-STM, Coletivo Daje Kapap, marcando início de desenvolvimento de estratégia de comunicação para audiências e narrativas

O Projeto Saúde e Alegria (PSA) e o Laboratório de Comunicação da Amazônia, em parceria com a organização We Love Strategy, promoveram o primeiro Workshop da Jornada de Comunicação para audiências e narrativas. O evento reuniu comunicadores, líderes comunitários e representantes de organizações de base para discutir estratégias de comunicação e fortalecer o trabalho coletivo. Durante a formação, foram realizadas atividades de mapeamento dos grupos de comunicação da região, visando aprimorar as iniciativas já existentes e ampliar o acesso à comunicação para jovens, mulheres e idosos. A jornada representa um passo importante na promoção do desenvolvimento sustentável aliado à conservação na região amazônica, visando o combate às mudanças climáticas.

A primeira fase dos trabalhos consistiu na seleção de três estudantes de jornalismo, publicidade/propaganda, para somar ao processo de identificação dos perfis e posicionamentos das organizações do Programa Vozes do Tapajós Combatendo as Mudanças Climáticas (CITA, CITUPI, STTR STM, SAPOPEMA, Coletivo Daje Kapap, Suraras do Tapajós). Eles foram responsáveis por realizar entrevistas, organizar os dados, fazer pesquisas e trazer insights, recebendo capacitação semanal, deixando como legado um produto final para cada organização: planos de comunicação, campanhas e/ou estratégias de divulgação.

Antes do evento presencial, os facilitadores realizaram escutas com os representantes de cada organização, para mapear propósitos, objetivos, ações, causas, percepções e sentimentos positivos e negativos, públicos, canais e fortalezas. No workshop, foram apresentados os resultados do mapeamento, ensaiada a construção da identidade e qual a mensagem central da org a partir do conceito chave. Visando atingir um conteúdo alinhado aos resultados esperados, estão sendo discutidos pilares de conteúdo, editorias, calendários, datas-chave e cobertura de eventos para compor o planejamento.

Para aprofundar e qualificar as produções, foram ainda discutidas as possíveis personas com as quais as redes se relacionam (persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal de um negócio. É baseado em dados e características de clientes reais, como comportamento, dados demográficos, problemas, desafios e objetivos).

“A jornada de comunicação para audiências e narrativas tem sido um processo importante, construído coletivamente com a participação ativa das organizações, facilitadores e mentores. Estamos muito próximos de entregar planos para contribuir com a necessidade de cada organização, com produtos práticos e com a clareza da mensagem que se busca ter”, contou Samela Bonfim, do Laboratório de Comunicação Amazônia.

Para os comunicadores, os processos estão auxiliando na identificação de sua própria necessidade para fortalecer a comunicação e engajamento em suas contas:

“De grande importância pra nós, onde o coletivo está se fortalecendo através desse projeto. Pra mostrar o nosso trabalho do coletivo, principalmente das mulheres” – Aldira Munduruku, Coletivo Daje Kapap.

“O encontro foi pra gente saber como a gente ajuda a chegar em outras pessoas que não tem acesso a comunicação, e também influenciar jovens, mulheres e idosos a se engajar nas causas do Sindicato” – Henrique Santos, STTR.

“Tá sendo uma formação muito massa. Estamos aqui hoje com três comunicadores do CITA, trazendo mais qualificação para os comunicadores” – Thaigon Arapiuns, CITA.

“Pela manhã a gente realizou atividades de mapeamento dos grupos de comunicação da região. Essa atividade busca fortalecer as estratégias de comunicação já existentes na região” – Adria Fernandes, CITUPI.

Time de planejamento estratégico

O Laboratório de Comunicação Amazônia, uma iniciativa que há um ano vem criando oportunidades para profissionais da região poderem ter cada vez mais prática com mentoria nos diversos espaços da comunicação, realiza sua primeira atividade de planejamento estratégico em comunicação sob coordenação da co-fundadora Samela Bonfim. Para realizar uma imersão com seis organizações ligadas ao VAC, convidou os profissionais Cintia Cavalli e Eric de Gaia, da We Love Strategy que conduzem o processo com duração de cerca de oito encontros (dois meses) onde pretendem partir de um diagnóstico de identidade, passando por público/audiência, mensagem e canal para se chegar em um planejamento simples de comunicação nas redes sociais incluindo um material de design gráfico básico para aplicar no dia a dia.

Vozes do Tapajós

A coalizão Vozes do Tapajós Combatendo as Mudanças Climáticas é liderada pelo Projeto Saúde e Alegria e composta pelo CITA, Sapopema, CITUPI, STTR-STM, Coletivo Daje Kapap e Suraras do Tapajós. Juntos, buscam fortalecer as capacidades de organizações da sociedade civil e seus coletivos, especialmente aqueles formados por jovens e mulheres, para a construção de uma agenda comum de defesa de soluções climáticas em territórios que estão social e ambientalmente ameaçados, por meio da criação de espaços de diálogo e de formação e estratégias de comunicação para construção de narrativas potentes que dê voz às suas causas e mobilize a sociedade na busca por soluções para os problemas das mudanças climáticas na região do Tapajós.

 

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Author: vozesdotapajos